quarta-feira, 17 de abril de 2013

Vacina contra a gripe

Estamos em campanha nacional de vacinação, e muita gente me pergunta sobre a vacina no momento (fico feliz)...então achei que valia uma postagem no blog com algumas informações:



1) NÃO TEMOS EVIDÊNCIAS DE QUE A VACINA FUNCIONE EM MENORES DE 2 ANOS:

http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/14651858.CD004879.pub4/abstract



2) NÃO TEMOS EVIDÊNCIAS DE QUE A VACINA REDUZA COMPLICAÇÕES, INTERNAÇÕES OU MESMO A TRANSMISSÃO DA GRIPE EM ADULTOS SAUDÁVEIS:

http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/14651858.CD001269.pub4/abstract



3) NÃO TEMOS EVIDÊNCIAS DE QUALIDADE SOBRE A SEGURANÇA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE DA VACINA EM PESSOAS COM 65 ANOS OU MAIS:

http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/14651858.CD004876.pub3/abstract



4) NÃO TEMOS EVIDÊNCIAS DE QUE VACINAR PROFISSIONAIS DE SAÚDE CONTRA A GRIPE PROTEGE OS PACIENTES DA DOENÇA:

http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/14651858.CD005187.pub3/abstract



Um bom resumo das evidências, compilado pela Cochrane Collaboration, está aqui:

http://www.thecochranelibrary.com/details/collection/978807/Influenza-evidence-from-Cochrane-Reviews.html



Outro bom conjunto de informações está aqui, compiladas por Juan Gérvas:

http://equipocesca.org/new/wp-content/uploads/2012/09/flu-vaccine-reasons-no-Sept-2012.pdf

ou aqui:

http://www.actasanitaria.com/opinion/el-mirador/articulo-provisional.html

---------------------------------

Pronto, minha parte eu fiz. Eu não tomo a vacina e sou profissional de saúde, minha mulher está grávida e não vai tomar, e minhas filhas estão fora da faixa etária então estão "livres". E não recomendo aos meus pacientes.

Tu aí, tu toma se quiser. Se eu puder ajudar em mais alguma coisa...=)

2 comentários:

galamba disse...

Eu imagino que os teus pacientes serão informados pelo que tu acredita, Rodrigo. Mas você sabe qie isso e uma questão de saúde pública e que demais médicos (penso que a maioria, que só faz moer o caldo) vai recomendar a vacina. Eu como paciente, tomaria, como tomei, pois pra além de que eu tive opiniões diversas de outros médicos, mau ela num faz (eu acho).

Mas acho seu trabalho de levantar essa discussão ótima Queria ver outros médico no Brasil discutindo aqui no seu blog o que é que eles acham a respeito disso.

Rodrigo Lima disse...

Galamba, existem alguns relatos, que consistem em evidências frágeis, ou seja, não têm peso estatístico suficiente para serem assumidas como "fato", de que a vacina pode sim ser prejudicial. Casos de paralisias neuromusculares focais, especialmente faciais, e síndrome de Guillain-Barré (http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Guillain-Barr%C3%A9) são relacionados ao uso da vacina. Além, é claro, de síndromes gripais logo após a administração, que estão previstas e não chegam a ser perigosas.
Sobre outros médicos, existem muitos outros. Mas é uma discussão que poucos têm a disposição de fazer porque a reação das pessoas costuma ser essa: "legal teu trabalho, mas vou tomar do mesmo jeito".
As evidências que eu apresento aqui são mais fortes do que qualquer coisa que você tenha visto sobre o vegetarianismo, por exemplo. O que mostra que para atingir o "grande público" a gente precisa aprimorar o discurso, pois só apresentar evidências científicas não resolve muita coisa em termos de convencimento. O que não deixa de ser bizarro.
Abraços, velho, e valeu pelo comentário.